Mostrar tudo

    Projeto de modernização do Recreio da Juventude Sede Guarany

    Recreio da juventude sede guarany Caxias do sul

    O Recreio da Juventude é um dos mais tradicionais clubes sociais e esportivos da Serra Gaúcha.

    Em julho de 2011, a agremiação caxiense incorporou a sua estrutura o Recreio Guarany. Com isso, a antiga sede recreativa do Guarany agora é conhecida como: Recreio da Juventude – Sede Guarany.

    Assim, hoje, a estrutura do Recreio da Juventude conta com duas sedes campestres localizadas em pontos estratégicos ao norte e ao sul da cidade.

    Em janeiro de 2017 foi apresentada a revitalização da sede Guarany para associados, imprensa e convidados. O projeto de melhorias, adaptações e modernização da estrutura foi desenvolvido pela empresa Arquitetura Ilimitada, de Caxias do Sul, liderada pelos arquitetos, Fernando Machado e Rovena Schumacher.

    Na área de 38.500 metros quadrados, a direção do clube entregou aos associados novas instalações e a reforma de locais já existentes, como: Pórtico, estacionamento, restaurante e academia.

    O centro aquático, que integra as piscinas, também foi adaptado. Com uma estrutura que conta com três piscinas externas com água aquecida, uma piscina térmica e uma piscina olímpica coberta, inaugurada no dia 11 de abril, o Recreio da Juventude potencializa um moderno e amplo centro de excelência na prática e desenvolvimento da natação, qualificando-se para atender futuramente a modalidade de natação paraolímpica.

    Também preocupado com a sustentabilidade, otimização do uso de energia e os aspectos ambientais, investiu em caldeiras que utilizarão uma tendência mundial, os pellets (pequenas pastilhas de forma cilíndrica constituídas por resíduos de madeira seca, triturados e comprimidos, que são utilizadas como combustível ecológico em caldeiras, salamandras e recuperadores de calor), com reduzida emissão de gases.

    O pavilhão da piscina olímpica coberta, de aproximadamente 2.350 metros quadrados, está sendo construído com GLULAM (madeira laminada colada), tecnologia usada em modernas piscinas da Inglaterra Alemanha e Canadá, por utilizar tecnologia sustentável de baixa emissão de carbono e baixa manutenção, com o maior vão livre desta tecnologia, no Brasil.

    Piscina coberta de 500m

    O Recreio da Juventude é o único clube do Estado a ter uma piscina de 50 metros coberta, que estará apta para sediar competições estaduais e sul – brasileiras. Será constituída de 10 raias de 50 metros, onde será possível atender até 10 nadadores.

    Também será possível incluir 20 raias no sentido de 25 metros, nas quais poderão nadar até quatro atletas por raia. A piscina olímpica será equipada com 20 blocos de partida, equipamento para recolhimento de raias, além de sistema de cronometragem eletrônico, utilizado atualmente em competições mundiais e Jogos Olímpicos.

    Na obra, realizada pela Construtora Vêneto foram utilizados mais de 1.000 m³ de concreto, 5.000 m² de grama natural, 5.000 m² de pavimentações, meio quilômetro de tubulações variadas de infraestrutura, entre outras instalações não visíveis.

    Hoje, o Recreio da Juventude conta com mais de 18 mil associados, 190 funcionários, 13 departamentos esportivos e mais de 2.000 atletas.

     

    Compartilhe nas redes sociais:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *